Spinning Toy da Rega

No livro da Rega A Vibration Measuring Machine são analisados vários aspectos que condicionam o movimento de rotação de um corpo, aspectos estes fortemente correlacionados entre si, bem como os compromissos que são necessários assumir num projecto de construção de um gira-discos com um bom desempenho.

Em particular, no livro é discutido o efeito giroscópico de um prato em rotação e a necessidade de o ponto de contacto do veio do rolamento principal estar a uma distância específica do centro de rotação do prato. Alguns fabricantes de gira-discos projectam o referido ponto de contacto de tal forma que este coincida com o centro de gravidade do prato. A Rega sempre acreditou que esta concepção resulta de alguns equívocos no entendimento de como actuam as várias forças envolvidas no movimento de rotação de um prato de gira-discos.

O pequeno “spinning toy” demonstra perfeitamente como um pião com um centro de gravidade perto do ponto de contacto é intrinsecamente instável. De facto, é tão instável que, quando em rotação, se erguerá e girará de maneira mais estável em torno de um ponto que está mais longe de seu centro de gravidade.

Experimente o “spinning toy”. Encontre uma superfície plana com espaço suficiente e, usando a extremidade estriada, dê uma boa rotação ao brinquedo e veja o que acontece!

Scroll to Top