Acústica da sala



Não é possível ter um som de qualidade numa sala em que a acústica é desiquilibrada.


É frequente vermos equipamentos de qualidade e custo elevado a tocarem de forma medíocre.

É comum investir-se em bons aparelhos de som e em diversos acessórios, tais como cabos de interligação, cabos de alimentação, filtros, etc, no entanto, e por desconhecimento, não se investe num dos elementos mais importantes e que mais influencia o som, que é, a qualidade acústica da sala.

É importante perceber, que não ouvimos apenas o som que é emitido pelas colunas, mas também o som que é refletido pelas paredes, chão e tecto da sala.

Estas reflexões, se forem excessivas, podem distorcer de forma evidente o som original reproduzido pelas colunas, alterando as suas características.
As superfícies lisas e não absorventes da maioria das salas reflectem o som e provocam efeitos de eco e ressonâncias, degradando a qualidade do som reproduzido pelos sistemas de alta-fidelidade.

A característica acústica da sala de audição é de extrema importância, e normalmente é descurada. Por vezes, com a "prata da casa" ou recorrendo a alguns painéis acústicos, consegue-se "ajustar" acústicamente a sala e obter uma melhoria substancial do som, tornando as audições mais agradáveis e fiéis ao som original e melhorando a imagem estereofónica.

A Audio Team consciente da importância que representam a sala de audição, o posicionamento das colunas, a compatibilidade e ajuste dos aparelhos, ... na performance de um sistema, investiu nos últimos anos em equipamento sofisticado de medição e desenvolveu os conhecimentos necessários de forma a poder prestar um serviço que permita optimizar os sistemas de áudio e vídeo dos seus clientes.

Nos tratamentos acústicos, normalmente utilizamos painés específicos, com as características e eficiência adequada à correcção que se pretende atingir, sejam painéis de absorção, dispersão ou mistos.

Para informação sobre alguns dos produtos, consulte "tratamento acústico" no menú dos "Produtos".